Cãoterapia

A "Cãoterapia" consiste em atividades e intervenções assistidas por cães e envolve muito amor, estímulos e superação de dificuldades. As crianças submetidas ao tratamento, primeiramente, passam por um processo de dessensibilização.


"Crianças autistas têm dificuldades em socialização, algumas têm dificuldades motoras e na fala, linguagem, afetividade, a parte sensorial porque a criança autista não gosta de tocar em coisas molhadas, texturas. O cãozinho ajuda muito nisso, pois a criança ao receber uma lambida, por exemplo, vai se acostumando com aquela textura e isso ajuda na parte sensorial". A dessensibilização é feita através do toque no animal, passeios e até brincadeiras. 

 

Projeto Integrar

Dentro das oficinas do ''Projeto Integrar'' os alunos são incentivados a identificar a importância dos cuidados diários básicos com a higiene corporal e bucal. Levando em consideração quais produtos devem ser utilizados durante o banho para eliminar os resíduos naturais do corpo e da boca. Além disso, são estimulados a refletir sobre os outros hábitos que devemos cultivar para ter um corpo saudável.

Dentro das Oficinas de CIDADANIA e SUSTENTABILIDADE, os alunos são convidados a participar de atividades e brincadeiras com brinquedos e objetos de higiene pessoal, bem como na criação de produtos únicos.

Por ter sido desenvolvido a partir de materiais recicláveis o projeto reforça os conceitos de cidadania, educação ambiental e empreendedorismo.

 

Projeto Profisel

O ''Profisel'' consistiu na realização de visitas em espaços públicos onde os autistas escolhessem fixar o cartaz autoadesivo, que informa à comunidade local sobre a importância da garantia do direito que eles possuem como público prioritário ao atendimento.


A ideia atingiu, ainda, o objetivo de promover a autonomia, interação social, acesso a locais públicos e sentimento de luta pelos seus direitos enquanto autistas. Eles puseram em prática as lições trabalhadas em turma sobre a alimentação saudável, a visualização de pontos turísticos ainda no município de Campo Grande, como no distrito, além de terem a experiência de colher frutas direto do pé e poder comê-las, de adentrar aos comércios locais para comprar produtos e se dirigirem aos proprietários e solicitar a colagem do adesivo, para conscientização social.

 Atendimento Educacional Especializado 

O Atendimento Educacional Especializado - AEE oferecido neste Centro é destinado a estudantes com transtorno do espectro autista - TEA. Estamos em atendimento de quarenta e cinco estudantes e a demanda reprimida é quantitativamente superior ao número de vagas (não existe dados estatísticos reais, mas sugere-se que existam cerca de oito mil autistas em Campo Grande).


Portanto, considera-se público-alvo do atendimento educacional especializado, estudantes conforme descritos no inciso II do Artigo 3º da Deliberação CEE/MS nº 9367, de 27 de setembro de 2010.


Tem por fins educativos a inclusão social e a construção da cidadania, garantindo serviços de apoio especializado, voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com TEA.

AMA

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